A idealização do I Congresso de Psicologia Brasileira parte do interesse em construir um espaço para a divulgação da produção do conhecimento em Psicologia desenvolvida no Brasil. Tem como objetivos promover uma reflexão acerca das práticas em psicologia através de diálogos que envolvem a prática psicológica e outros profissionais e oportunizar a estudantes, profissionais e pesquisadores discussões acerca de temas atuais no contexto brasileiro. 
Esta edição do evento tem como tema: “Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro”, que proporcionará um diálogo da psicologia e outras áreas do conhecimento estimulando a produção na perspectiva da transdisciplinaridade sobre aspectos da realidade brasileira.
A organização do I CPBr traduz necessidades acadêmicas, profissionais e sociais do Brasil. Por meio da exposição e discussão de temas contemporâneos busca-se conhecer e valorizar o trabalho e investigação de profissionais e pesquisadores, das mais diferentes áreas, acerca dos desafios encontrados no exercício do pensar a prática psicológica de forma interdisciplinar na atualidade.
Dessa forma, as atividades que compõem a programação guardam acento na intenção de promover um amplo diálogo de saberes e práticas que versem sobre a educação, o trabalho, saúde, meio ambiente, economia, questões sociais e políticas contemporâneas.
O evento promoverá o encontro entre pesquisadores, professores, profissionais, estudantes e comunidade em geral, interessados na discussão a respeito da interdisciplinaridade e das possibilidades do encontro potencial com as realidades que os cercam, bem como na aplicação dos saberes no campo prático. 
Nesse contexto, o I Congresso da Psicologia Brasileira é um evento científico que engloba atividades que possibilitam o debate entre os participantes através de conferências, palestras, mesas redondas, rodas de conversa, relatos de experiência, apresentação de trabalhos, atividades culturais, dentre outras, com um amplo acesso as diversas formas de informação acerca de temas atuais no contexto brasileiro.